Menu

17 de Junho, 2020

Portugueses no Brasil| Os atores que brilharam em novelas da Globo

José Condessa participou numa novela da Globo
Fotografia.: Instagram José Condessa

José Condessa esteve, nos últimos tempos, nas bocas dos portugueses e brasileiros por não ter terminado a sua participação numa novela brasileira. Contudo, o ator não foi o primeiro a fazer parte do elenco das histórias da Globo. Recorda-se de todos os atores que já brilharam em Terras de Vera Cruz?

Até hoje, pelo menos 15 atores nacionais já rumaram ao Brasil para estrelar novelas da gigante TV Globo.

Tony Correia é, muito provavelmente, um nome pouco conhecido em Portugal, mas foi ele o primeiro ator nacional a participar numa história do canal canarinho. Em 1976, foi convidado, por acaso, para viver a personagem de Jacinto, na novela ‘Casarão’. A partir daí fez ainda participações em ‘Locomotivas’, ‘Novo Mundo’ e ‘Êta Mundo Bom’.

Já em 1992, a RTP juntou-se à Globo em ‘Pedra Sobre Pedra’. Na novela, Suzana Borges e Carlos Daniel, que morreu em 1996, fizeram parte do elenco que tinha nomes como Lima Duarte, Renata Sorrah ou Fábio Júnior.

Foi preciso esperar cerca de 11 anos para que um ator nacional voltasse a participar numa novela brasileira. Maria João Bastos foi escolhida para viver o papel de uma jornalista na novela ‘O Clone’. No ano seguinte, atuou em ‘Sabor da Paixão’. Na Globo, a atriz participou ainda em ‘O Sítio do Picapau Amarelo’, ‘Boogie Oogie’ e ‘Novo Mundo’.

Depois de Maria João, outro português não teve de esperar muito para fazer parte de uma história de grande sucesso. Ricardo Pereira estreou-se no Brasil e de lá só sai de vez em quando. O ator assumiu o papel e protagonista da novela ‘Como Uma Onda’, que está atualmente em exibição no canal Globo Portugal. Seguiram-se ‘Negócio da China’, ‘Insensato Coração’, ‘Liberdade, Liberdade’, ‘Novo Mundo’, ‘Deus Salve o Rei’ e ‘Éramos Seis’.

Embora com maior sucesso, não foi só Ricardo Pereira que se mudou para Terras de Vera Cruz em 2004. Também Joana Solnado participou em ‘Como Uma Onda’, como mulher do ator português, e voltou em 2016 para fazer parte de ‘Liberdade, Liberdade’ e ‘Novo Mundo’.

No ano seguinte, Nuno Melo chegou ao horário nobre brasileiro com o papel de taxista em ‘Senhora do Destino’, novela que foi para o ar em 2005.

Familia Reunida – Belarmino ( Joaquim Monchique ), Celeste ( Juliana Didone ), Carminda ( Carla Andrino ), Toze ( Dudu Pelizzari ), D. Aurora ( Maria Vieira ) e Joao ( Ricardo Pereira ) – Novela Negocio da China

2008 seria o ano em que uma história brasileira batia o recorde do número de atores nacionais no elenco. ‘Negócio da China’, escrita por Miguel Falabella, contou com Maria Vieira, Ricardo Pereira, Joaquim Monchique e Carla Andrino. Da lista, só os dois primeiros repetiram a proeza.

Apenas três anos depois, um “estreante” português juntou-se ao leque da Globo. Paulo Rocha deixou a SIC e assumiu um lugar de destaque em ‘Fina Estampa’, que também está a ser reposta com sucesso no Brasil. O sucesso do ator foi tanto que já participou em mais seis novelas da televisão carioca.

Seguiram-se José Fidalgo em ‘Deus Salve o Rei’ e Pedro Carvalho em ‘O Outro Lado do Paraíso’. O ator fez ainda parte do elenco da recente ‘A Dona do Pedaço’.

Já no ano passado, Filipe Duarte juntou-se à novela ‘Amor de Mãe’ e fez par com Adriana Esteves, a eterna Carminha de ‘Avenida Brasil’. O profissional morreu recentemente.

Por último, José Condessa participou, já este ano, em ‘Salve-se Quem Puder’. Contudo, a pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento das gravações da história e o ator teve de abandonar o projeto, já que vai assumir o protagonismo na nova novela da TVI.

Atualmente, as produções de ficção estão suspensas no Brasil devido à pandemia provocada pela Covid-19.

Categorias: Tags: