Menu

19 de Abril, 2020

20 anos de ‘Big Brother’ em cinco minutos

Big Brother com Teresa Guilherme

A nova edição do ‘Big Brother’ tem estreia marcada para o dia 26 de abril, na TVI. O reality show faz 20 anos desde que chegou a Portugal. Ainda se recorda de todas as edições e dos seus vencedores? Aqui vai uma ajuda!

A TVI estreou um programa que mudou o país e o mundo a 3 de setembro do ano de 2000. Antes, Emídio Rangel, na época diretor de programas da SIC, rejeitou o formato e quis comprá-lo para que nenhum canal o pudesse produzir. A proposta não foi aceite por Pinto Balsemão.

A televisão portuguesa mudou, a partir do momento em que 14 concorrentes entraram para o interior de uma casa onde os finalistas ficaram encerrados durante 120 dias.

Teresa Guilherme e Pedro Miguel Ramos dividiram a apresentação do formato.

Vários momentos marcaram a primeira edição do ‘Big Brother’, mas nenhum suplanta o pontapé que Marco, um dos concorrentes mais queridos do público, deu a Sónia e que terminou em expulsão do namorado de Marta. Os dois formaram um casal apenas depois de se conhecerem no programa e protagonizaram a primeira cena de sexo.

https://www.youtube.com/watch?v=1iyBTXaB4wc

A TVI conseguiu atingir valores impensáveis num tempo em que a SIC dominava por completo as audiências. Numa terça-feira, por exemplo, Teresa Guilherme conseguiu com as nomeações 25,6% de audiência média e 66,1% de share, algo impensável nos dias de hoje e apenas possível com jogos da seleção portuguesa e fases finais de campeonatos de futebol.

No final, a figura enigmática de Zé Maria, natural de Barrancos, venceu e levou para casa o prémio de 100 mil euros. A final registou um share de 76,7% na passagem de ano.

Os concorrentes tornaram-se tão conhecidos que o canal de Queluz de Baixo não resistiu em criar programas em torno deles e exibir até casamentos em direto.

A versão com anónimos contou com mais três edições

O ‘Big Brother 2’ chegou logo em janeiro de 2001, sem um mês de intervalo entre a edição inaugural.

Henrique foi o grande vencedor daquela que, ainda hoje, é a temporada de um reality show mais vista de sempre e com os melhores resultados no que toca a galas emitidas aos domingos.

Henrique Big Brother

Recorde-se que Icas, assim era alcunha do vencedor, tornou-se especial para o público porque admitiu ter o desejo de ser missionário.

A terceira edição estreou no mesmo ano, mas em setembro. Com o segundo melhor resultado no que toca a audiências relativamente a galas, o ‘Big Brother’ teve, pela primeira vez uma vencedora.

Catarina, dos olhos azuis, é natural dos Açores.

Catarina

A quarta temporada teve de esperar que fossem exibidas duas com famosos. A versão com anónimos regressou apenas em 2003 e não teve o mesmo sucesso que as duas edições anteriores.

Como particularidade, o ‘Big Brother 4’ foi o mais longo de todos, o que intensificou a experiência. Fernando, ou Nando, foi o grande vencedor e, além do prémio, levou também o amor de Filipa para casa. Ainda hoje estão juntos.

‘Big Brother Famosos’ teve duas edições

A versão com famosos chegou em 2002 e trouxe de volta Zé Maria como concorrente. Contudo, esteve apenas 20 dias em jogo e acabou por ser expulso.

Nicole, cantora, e Jorge Cadete, antigo jogador de futebol, formaram um dos pares românticos mais badalados da época. Ainda assim, o vencedor foi Ricky, membro da boysband D´Arrasar. Também o cantor encontrou o amor. Daniela Faria veio diretamente das novelas da Globo para a TVI e continua a amar o português.

Apesar de ter sido a edição com famosos que correu melhor no que toca a audiências, esta foi também menos vista que todas as edições com anónimos.

Dois dias depois de Ricky se ter tornado vencedor, teve início o ‘Big Brother Famosos 2’. Cláudio Ramos, escolhido para ser o apresentador da edição 2020, foi concorrente e garantiu o quarto lugar.

Gisela Serrano, vencedora do ‘Masterplan’ da SIC, entrou na casa da Venda do Pinheiro para substituir Rita Ribeiro que acabou por desistir.

Vítor Norte foi o vencedor e Ruth Marlene arrecadou o segundo lugar.

11 anos de interregno

Outras versões de reality shows foram surgindo na TVI e até com maior sucesso, como foi o caso da ‘Quinta das Celebridades’.

Só em 2013 chegou à televisão um novo ‘Big Brother’ denominado de ‘VIP’. Os concorrentes voltaram a ser famosos, mas a casa tinha uma particularidade: estava dividida entre uma parte luxuosa e um barracão, onde o conforto era bem menor.

Pedro Guedes conheceu o amor da sua vida e continua junto à brasileira Kelly Baron. A relação e a boa disposição valeram-lhe a vitória. Flávio Furtado, comentador do social, ficou na segunda posição.

Passaram 20 anos da estreia do primeiro ‘Big Brother’ e a TVI decidiu trazê-lo de volta, agora que voltou a perder a liderança para a SIC.

A estreia foi adiada, devido à pandemia de Covid-19, mas a edição 2020 vai chegar agora a 26 de abril aos ecrãs e traz muitas novidades.

Esta será a primeira vez que o programa não vai ser apresentado por Teresa Guilherme. A profissional é substituída por Cláudio Ramos que se torna no primeiro concorrente a virar apresentador. Já a casa também não vai ser na Venda do Pinheiro, como sempre. A moradia será a mais tecnológica de sempre e situa-se na Ericeira.

Categorias: Tags: