3 de Dezembro, 2023
14 de Abril, 2020
TVI pede desculpa após críticas a reportagem polémica sobre o Norte


A TVI viu-se obrigada a emitir um pedido de desculpas depois das críticas a uma reportagem emitida, esta segunda-feira (13/04), no ‘Jornal das 8’. Na peça, a população da região Norte foi adjetivada como “menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares“.
O trabalho jornalístico em que o canal de Queluz de Baixo explica os motivos pelos quais a região nortenha foi mais castigada pela Covid-19, gerou uma onda de indignação por parte da população daquela zona do país.
Os comentários de desagrado não se fizeram esperar um pouco por todas as redes sociais e o próprio Presidente da Câmara do Porto decidiu expor a sua opinião e criticar a opção da TVI.
“Chama-se “portofobia”. Um sentimento arreigado em pessoas que acham que “este país” seria melhor sem “o Norte”. Pois bem, nós somos portugueses. Nem temos de invocar que daqui houve nome Portugal. Basta dizer que quem não está bem que se mude, e nós estamos bem em Portugal.“, escreveu o Rui Moreira na sua conta de Facebook.
O canal já emitiu um longo pedido de desculpas, através do diretor Sérgio Figueiredo.
Apesar de explicar as razões que levaram a estação a produzir tal reportagem, o também jornalista assumiu que a frase colocada no ecrã, tal como o texto que a suportava, não foram felizes.
“Isto não justifica, porém, a construção de uma frase infeliz no ecrã, nem a parte do texto que a suportava. Nomeadamente aquela que, entre as razões demográficas e sociológicas indagadas, sugeria níveis de educação abaixo da media nacional. Essa frase foi por muitos interpretada como uma ofensa às gentes do Norte – o que não era evidentemente o nosso propósito.“, pode ler-se no comunicado.
Categorias: Tags: reportagem

Tenho 33 anos e sou formado em Comunicação e Jornalismo e atualmente sou Gestor de Qualidade.
Fiz um estágio no jornal “Diário de Notícias” e sou autor do site “A Caixa que já foi Mágica”. Neste site dedico-me à escrita de notícias relativas à televisão portuguesa, ao comentário televisivo e ainda a entrevistas.
Contacto.: tiagolourenco23@gmail.com
ÚLTIMOS ARTIGOS
3 de Dezembro, 2023
Opinião. Estará na hora da viragem para a SIC e TVI?
3 de Dezembro, 2023
Opinião. A outra Cristina
3 de Dezembro, 2023
SIC surpreende na escolha da vilã da sua próxima novela
27 de Novembro, 2023
‘Papel Principal’ não resiste e é cancelada pela SIC
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023
‘Dança com as Estrelas’ garante os dois primeiros concorrentes
3 de Dezembro, 2023
Opinião. Estará na hora da viragem para a SIC e TVI?
3 de Dezembro, 2023
Opinião. A outra Cristina
3 de Dezembro, 2023
SIC surpreende na escolha da vilã da sua próxima novela
27 de Novembro, 2023
‘Papel Principal’ não resiste e é cancelada pela SIC
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023