Recorde dez formatos que marcaram a história da TVI

A TVI comemora, esta quinta-feira (20/02), 27 anos de existência. Entre novelas e programas de sucesso, recorde dez formatos que fizeram história e que ainda hoje fazem parte das recordações dos portugueses.

Quando se fala sobre o do canal de Queluz de Baixo, o primeiro programa que deve vir à cabeça de muitos portugueses é o ‘Big Brother’. Foi a primeira vez em Portugal que um reality show fechou pessoas numa casa vigiada 24 horas por dia. Graças ao formato apresentado por Teresa Guilherme, a TVI chegou à liderança das audiências.

O programa deu origem a outras vertentes e foram sempre, ou quase sempre, um marco no canal a que nem os famosos conseguiram resistir.
Outro grande sucesso, e que tornou José Castelo Branco numa grande estrela, foi a ‘Quinta das Celebridades’, apresentado por Júlia Pinheiro.

Mais recentemente, o ‘Secret Story’ também esteve nas bocas do povo. Júlia Pinheiro, Teresa Guilherme e Manuel Luís Goucha foram os apresentadores ao longo de várias temporadas. No programa, muito semelhante ao ‘Big Brother’, os concorrentes tinham de viver numa casa vigiada 24 horas por dia e, ao mesmo tempo, tentar esconder um segredo e descobrir o dos adversários.

Mas nem tudo foram reality shows. Há um programa incontornável, que ainda está no ar, mas que pode estar a chegar ao final.
O ‘Você na TV’ deu, pela primeira vez, a liderança das manhãs ao canal que pertencia à SIC e a Fátima Lopes. Foi também o programa que juntou a dupla Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.

Já no campo dos talentos, também houve vários formatos que marcaram a história da estação, mas nenhum como o ‘Uma Canção Para Ti’. Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha juntaram-se na apresentação de um programa de canções interpretadas por crianças.

A ficção é uma dos grandes pilares da TVI, que. Novelas e séries alcançaram níveis de audiência dignas de registo.

Em 2001, Paula Neves deu vida à ‘Trinca Espinhas’, em ‘Anjo Selvagem’, e teve tanto sucesso que a novela esteve dois anos no ar.

ANJO SELVAGEM. FOTO DR

No mesmo ano, as gémeas Luísa e Leonor, uma má e outra boa, mostraram que “duas vidas separadas pelo tempo” podem fazer as delícias dos espectadores. ‘Olhos de Água’ foi um dos grandes sucessos da estação. A novela foi escrita por Tozé Martinho, que faleceu recentemente.

Dois anos mais tarde, nasceu a série que marcou gerações e que se tornou numa escola de atores. Baseado no sucesso brasileiro ‘Malhação’, algo nunca assumido, ‘Morangos com Açúcar’ esteve cerca de 10 anos no ar, com várias temporadas. A história seguia a vida de adolescentes na escola, em casa e até durante as férias.

Em 2005, o “quem matou?” ganhou relevância na ficção nacional. O episódio final de ‘Ninguém como Tu’ foi guardado num cofre até ao último minuto e todos quiseram saber quem foi o assassino de António. Alexandra Lencastre esteve em grande como protagonista e grande vilã.

Em 2007, uma novela foi gravada nos Açores, pela primeira vez. Em ‘Ilha dos Amores’, Sofia Alves e Marco D´Almeida foram os protagonistas da história que marcou a ficção nacional e deu à TVI excelentes resultados de audiência. Continua a ser, ainda hoje, uma das novelas nacionais mais vistas de sempre.

A história da TVI e do seu sucesso não se fez apenas com estes dez formatos. Houve muitos mais programas, novelas e formatos de informação que marcaram a televisão nacional. Esta quinta-feira, está de parabéns pelos seus 27 anos.

%d bloggers like this: