‘A Máscara’ caiu e só trouxe mistério

Fotografia.: Instagram João Manzarra
Depois de aceder ao Facebook clique em “Gostar”

A SIC prometeu o programa mais misterioso do ano e, pelo menos nisso, não defraudou expectativas.

‘A Máscara’ estreou na primeira noite do ano, em horário nobre, para substituir a segundo edição de ‘Casados à Primeira Vista’ e liderou audiências.
No formato, 12 famosos cantam sob disfarce e ninguém, nem o apresentador, sabe quem são.

A estreia começou mal. Gravado, merecia uma edição menos atabalhoada e um cuidado bem maior, sobretudo no que toca ao som. Aliás, todo o primeiro programa soou a algo feito em cima do joelho.

O cenário tem um palco interessante, mas fica-se por aí. Extremamente pobre no que toca a disposição do público e uma tribuna com os jurados/investigadores que faz pouco sentido, a não ser para dar uso a uns infelizes binóculos.

Por outro lado, as máscaras são interessantes e, embora já tenha lido o contrário, estão muito bem conseguidas. São imponentes, diferentes e conseguem esconder quem as veste.

O grande calcanhar de Aquiles desta nova aposta é o de que as atuações musicais dos concorrentes não interessam, pelo menos na adaptação da SIC, ficando apenas no ar o interesse em descobrir quem são as figuras mistério.
Aliás, a constatação fica latente quando os comentários dos jurados de sobressaem ao que se está ouvir em palco.
É por isso que os investigadores, além de Sónia Tavares, não precisam de ser entendidos em música. Para aquilo que fazem, até podiam ser o “Zé da esquina”. Sem lhes retirar o mérito, há que louvar César Mourão que dá vida ao formato.

Antes da estreia pensei que o novo concurso pudesse ser a hipótese perfeita para Cristina Ferreira se estrear no horário da SIC. Atualmente, tenho a certeza que não e já explico porquê. João Manzarra faz o trabalho possível e competente.

‘A Máscara’ desilude, não por ter prometido e não cumprido, mas porque não se enquadra numa SIC vencedora que tem apostado em formatos de grande qualidade.
Esta aposta parece apenas um “intervalo” até chegar a grande aposta que vai combater o novo ‘Big Brother’ da TVI.

%d bloggers like this: