‘Mental Samurai Portugal’: No sítio certo à hora errada

Fotografia.: Instagram Pedro Teixeira
Depois de aceder ao Facebook clique em “Gostar”

‘Mental Samurai Portugal’ foi o programa escolhido pela TVI para ocupar as noites de sábado. É o maior concurso do canal dos últimos anos.

No formato, os concorrentes estão dentro de uma cápsula que os transporta por todo o estúdio e que é capaz de se mover a 360º. Para conseguirem o prémio máximo de 50 mil euros, os participantes vão ter de responder às mais variadas questões, sejam elas de cultura geral, de lógica ou de teste de memória.

O programa é inovador na forma, mas não no conteúdo. Ainda assim, tem quase tudo aquilo que é necessário para fazer dele um sucesso. Tem tensão, é dinâmico, tem um extraordinário cenário e entretém.

Falta-lhe, talvez, um lado mais humano que se perde por se focar numa “luta” entre o homem e a máquina. A juntar-se a isso, a figura do apresentador demasiado distante e a ausência de familiares ou amigos no estúdio para absorver reações também torna o formato frio.

Pedro Teixeira é o escolhido pela TVI para dar a cara pelo concurso. O apresentador tem recebido merecidos elogios do público. A falta de experiência no género e algum histerismo fazem baixar uma performance quase perfeita. Passa para o outro lado do ecrã o empenho e o profissionalismo.

Após duas emissões, ‘Mental Samurai Portugal’ nunca conseguiu vencer o também recém-estreado ‘Árvore dos Sonhos’, da SIC. Se é verdade que Felipa Garnel, diretora de programas da TVI, acertou na escolha, também não é menos verdade de que devia ter tido a coragem de colocar o formato aos domingos à noite e desviar um ‘Masterchef Portugal’, a descer de semana para semana, para o horário nobre de sábado. Além disso, o programa tem ainda todos os ingredientes necessários para ser capaz de fazer subir a estação no horário das 19H00, mas isso são outros quinhentos.

Nos tempos em que a TVI liderava audiências, o programa de Pedro Teixeira seria um sucesso em qualquer horário. Hoje em dia, está no sítio certo à hora errada.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: