‘Terra Nossa’| A César o que é de César

Fotografia.: Instagram cesartmourao
Depois de aceder ao Facebook clique em “Gostar”

O ‘Terra Nossa’ foi um dos únicos programas da antiga direção da SIC a sobreviver à nova, liderada por Daniel Oliveira.

As primeiras temporadas foram para o ar aos domingos à noite, e a temporada de estreia teve na concorrência Manuel Luís Goucha, pela primeira vez, como apresentador do ‘Secret Story’.

O programa do canal de Paço de Arcos nunca foi um fracasso, longe disso, mas também esteve longe do grande sucesso que tem hoje.

A visão do novo líder da estação colocou o formato aos sábados à noite e, atualmente, é uma dos programas mais vistos da televisão portuguesa.

Nenhum canal se poder fechar de entre as suas quatro paredes e, como todos sabem disso, há vários programas em que caras da estação saem à rua para se misturar com o povo. A SIC encontrou o seu caminho ideal, sem ceder aos ‘760’, às feiras e à música ligeira, trunfos da concorrência.

‘Terra Nossa’ mostra o país e os portugueses, mesmo que o pretexto seja homenagear esta ou aquela figura. O programa chega mesmo a ter uma vertente de serviço público: enche teatros, mostra e conta a história de cada recanto do Portugal, mesmo que por breves momentos, e mostra o povo ao povo.

Mas o formato da SIC não existia da forma como existe se não fosse um César Mourão, brilhante a cada programa. O humorista tem o dom de fazer rir os outros de si próprios e tem o dom de captar pormenores da personalidade de cada um.

É hoje uma das caras mais acarinhadas pelo público, que compreende e aceita a suas brincadeiras e o seu humor. É, finalmente, a visibilidade e o prestígio que o ator merecia, depois de anos e anos de trabalho nos programas da manhã e de algumas incursões pelo horário nobre talvez não tão bem sucedidas.

O ‘Terra Nossa’ fez uma pausa mas regressa em breve, para bem de todos nós. É, sem dúvida alguma, um dos melhores programas da televisão portuguesa da atualidade.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: