Menu

23 de Setembro, 2019

Dona da CMTV compra grupo que detém TVI

Fotografia.: Instagram TVI24

Fotografia.: Instagram TVI24
Depois de aceder ao Facebook clique em “Gostar”

A Cofina confirmou no sábado (21/09) a compra de 94,69% da Media Capital detida pela PRISA. O negócio que envolve 170,6 milhões de euros vai juntar a TVI e a CMTV no mesmo grupo.

Negócio fechado. Desde agosto deste ano que a Cofina tinha afirmado publicamente o interesse na compra do grupo espanhol e basta agora apenas, por exemplo, esperar que Entidade Reguladora para a Comunicação Social e pela Autoridade da Concorrência aprove.

A Entidade pode ainda obrigar a que sejam feitas algumas alterações como venda ou alienação de ativos isto porque a fusão dos dois grupos pode ser entendida como uma excessiva concentração no setor.

Além da CMTV, o grupo português conta ainda com cinco jornais e quatro revistas. Com esta compra, passa a deter todos os canais TVI, rádios como a Comercial, a M80 ou a Cidade FM e plataformas online como o IOL ou o Mais Futebol.

Em comunicado, a Cofina ressalva que vai “manter as linhas editoriais dos diferentes meios de comunicação social que detém e que passará a deter, bem como todos os profissionais que estejam dispostos a colaborar neste novo projeto“, afiança o grupo.

Ao ECO, o jornalista Diogo Queiroz de Andrade é uma das vozes que chama à atenção dos perigos desta junção. “É tremendamente perigosa a entrega de um canal televisivo nacional a um grupo que sabe fazer dinheiro com informação populista” afirmou o também comentador.

Com este negócio, a detentora da CMTV passa a ser o maior grupo de media nacional.

Categorias: Tags: