Menu

3 de Fevereiro, 2019

Tem um minuto? Entenda o que é “rating” e “share”

A revolução nas audiências televisivas que “O Programa da Cristina” provocou, quebrando anos de hegemonia da TVI, trouxe de novo à baila termos como “rating” e “share”. Mas afinal, o que são?

Ambos são ferramentas utilizadas pelas empresas de medição de audiências por forma a dar indicadores aos canais de televisão e aos anunciantes.

Quando ler o ouvir falar da palavra “rating”, saiba que é o número médio de pessoas que viram determinado programa ou canal de televisão. Em percentagem, o “rating” indica a audiência média registada por um produto televisivo.

Neste sentido, sendo que Portugal tem um número total de espectadores de cerca de 10 milhões, 1% de rating traduz-se em, mais ou menos, 100 mil espectadores.

Para que tenha uma noção, a novela “Valor da Vida”, o habitual programa líder de audiências no país, conseguiu no primeiro dia de fevereiro uma média de 1 milhão e 134 mil espectadores (11,8% de rating).

No que ao “share” diz respeito a explicação é mais fácil. Ele permite verificar quais os canais e programas que obtiveram, no mesmo momento ou no mesmo dia, uma preferência em relação aos outros programas do momento ou do dia. Toma-se como valor de referência a totalidade de pessoas que estiveram com a televisão ligada naquele instante ou naquele dia.

Por exemplo, na sua estreia, Cristina Ferreira garantiu um share, ou quota de mercado, equivalente a 40,6%. Ou seja, entre as 10H10 e as 13H00, esse foi o valor médio de espectadores que seguiu “O Programa da Cristina” e pouco habitual nos padrões televisivos de hoje.

 

Categorias: Tags: