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28 de Fevereiro, 2018

Festival dos Segredos

 

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    A “Casa dos Segredos” estreou recentemente e, nem por sombras, conseguiu ser tão polémica como está a ser o “Festival da Canção 2018”. O objectivo de um é o que o outro menos deseja.

 

   Entre acusações de plágio, falhas técnicas, falhas nas votações, intrigas e mexericos entre jurados ou participantes, há de tudo no certame da RTP.

 

   Isto leva-me, mais uma vez, ao assunto do momento. As redes sociais, com a ajuda dos vários órgãos de Comunicação Social que não têm nenhum interesse no “Festival” a não ser que este lhes consiga dar cliques e dinheiro, conseguiram fazer uma “vítima”.

 

   Diogo Piçarra foi acusado de plágio pela sua “Canção do Fim”. Defendeu-se, erradamente, afirmando que “a simplicidade tem destas coisas, e as melodias na música não são ilimitadas”. Acrescentou também que desconhecia a música “Abre Os Meus Olhos”, uma vez que nasceu “em 1990” e a canção data de 1979.

Diogo, eu nasci em 1989 e conheço a “Desfolhada”, de 1969, de trás para a frente.

 

   A RTP nunca se pronunciou sobre o assunto, até ao momento em que o cantor fez saber que dava por terminada a sua participação. Até maio, iria ser achincalhado, gozado e, muito provavelmente, perder os “direitos de autor” da música. Sim, há uma grande diferença entre plágio e a perda de autoria.

 

   A estação do Estado fez muito mal. Ou defendia imediatamente o cantor ou o desqualificava. Esperar que Piçarra se chegasse à frente é incompreensível e desonesto.

 

   O artista fez o que devia e o que podia fazer. 

 

   Com tudo isto, as favas contadas deixaram de o ser. Cláudia Pascoal, Janeiro e Peu Madureira estão na corrida à vitória. Vitória essa que pertencia, com uma certeza absoluta, a Diogo Piçarra. Qualquer um deles será um digno vencedor, mas será sempre uma vitória às custas de uma desistência. Nenhum deles merecia tal rótulo e essa aura só passará, caso a vencedora consiga um boa posição no “Festival Eurovisão da Canção”. Um lugar razoável seriam os primeiros 15 lugares e um bom resultado seria situar-se entre os 10 primeiros. 

 

   A crueldade das redes sociais e a sede de visualizações/cliques/leitores por parte da imprensa, canais de televisão e rádios tornaram o “Festival da Canção” num circo dos horrores, capaz de prejudicar a imagem de uma televisão, de um certame com anos de história e dos seus intervenientes. 

 

   O seu a seu dono. Deixem as polémicas para o “Secret Story”. É para isso que ele serve.

 

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