Menu

21 de Setembro, 2014

Novelas

SIC e TVI já estrearam as suas maiores apostas na ficção na reentre de 2014: Mar Salgado e Jardins Proibidos.

 

Começo pela última. O canal de Queluz de Baixo teve a brilhante ideia de fazer uma sequela de uma novela que foi um sucesso. José Eduardo Moniz foi o mentor desta jogada de mestre que me enganou a mim e a todos os portugueses que acreditaram que esta ia a ser a primeira sequela feita em Portugal.

 

Aquilo é outra novela, com o mesmo nome e meia dúzia de personagens da primeira versão de Jardins Proibidos. Vi o primeiro episódio e alguns minutos de outros.

 

A ação é demasiado lenta, o elenco pouco cativante, a história fraca e é isso que a novela da TVI e Mar Salgado têm em comum.

 

Assisti a toda a primeira semana da aposta da SIC e esse é o seu ponto mais fraco. Mar Salgado é mais um passo em frente em termos técnicos. Se Sol de Inverno já tinha sido boa, Mar Salgado é ainda melhor sobretudo se olharmos para as imagens captadas no Dubai, por exemplo.

 

Contudo, a trama do núcleo principal parece-me demasiado repetitiva e mal concebida, ainda assim, a ligação ao mar e a Setúbal é boa. Margarida Vila-Nova está brilhante como protagonista e Joana Santos volta a mostrar que é boa a fazer de má.

 

Elas, a realização e a música do genérico fizeram esquecer aquela passagem ridícula de 16 anos no primeiro episódio. É que 16 anos passaram e as personagens continuaram com a mesma caracterização.

 

Com todos os defeitos que Mar Salgado tem (genérico fraco e história batida) consegue ser bastante superior a Jardins Proibidos.

 

Até agora, e não esquecendo que a produção da SIC tem a muleta dos últimos episódios de Sol de Inverno, a trama do canal de Carnaxide tem sido também superior em audiências enquanto que a produção da TVI está a ter os seus piores resultados desde a estreia.

 

Com esta “guerra” entre canais ganhamos nós.

Categorias: Tags: