Menu

25 de Agosto, 2014

“Abre olhos”

 

Depois de uma pausa regresso ao ativo aqui no blog. Confesso que durante estes dias não tenho visto muita televisão até porque estamos em “época baixa” e não há nada de realmente novo que me prenda a atenção.

 

Debruço-me, então, sobre o Verão Total da RTP1. Este ano, como em tantos outros, o programa passou por Santa Cruz – Torres Vedras e, por ser a minha terra natal, despertou-me a atenção.

 

 

Desde logo fiquei surpreendido e ao mesmo tempo desagradado com a escolha de um dos apresentadores ou uma amostra disso. Pêpê Rapazote, ator e protagonista de Bem-Vindos a Beirais, assumiu o papel de anfitrião.

 

Com tantos apresentadores e repórteres nos quadros era mesmo necessário utilizar um ator? Estão todos de férias? Se estão, não deviam estar. Conto assim muito por alto umas dez pessoas que costumam fazer talk-shows e outra tantas que assumem lugares na apresentação de programas.

 

Pêpê Rapazote fez o que pôde e fez também aquilo que não podia fazer. Durante uma intervenção, aliciou os espetadores a telefonar para um passatempo e incentivou o público a comprar droga com esse dinheiro. Ora isto é uma tremenda estupidez e estou a ser simpático.

 

Mais uma vez digo que a RTP é um canal de serviço público mas mesmo que esta situação tivesse acontecido na SIC ou na TVI continuaria a ser intolerável.

 

Não vou ser mais papista que o Papa. Foi um ato isolado, um devaneio de alguém que não devia estar ali. Não me parece, portanto, que a RTP deva ser multada pela ERC porque esta situação já foi suficientemente má e deve ter servido de lição.

 

Não é apresentador quem quer. É apresentador quem pode, quem tem talento e que trabalhou para isso. A RTP tem gente que chega e sobra para apresentar programas e alguns que merecem mais destaque ou até uma hipótese para mostrar trabalho.

 

Espero que tenha aprendido!

Categorias: Tags: