3 de Dezembro, 2023
16 de Janeiro, 2013
Novo com cheiro a velho
A RTP estreou uma nova grelha e, com ela, renovou a Praça da Alegria e o Portugal no Coração.
Não vi a emissão completa de cada um deles mas, felizmente, as novas tecnologias permitiram-me rebobinar as vezes que quis para melhor apreciar cada um dos programas. Ao vê-los, senti-me novamente no início de 2000.
O programa da manhã tem um estúdio que mete dó. A mim parece-me antiquado, no sentido em que me transporta para os cenários de dos fins da década de 90 e início do novo século.
As desilusões não ficam por aqui. De meia em meia hora, uma jornalista em estúdio atualiza a informação do dia. Ridículo e desnecessário numa altura em que cada vez mais pessoas tem acesso aos canais de notícias e à Internet e sei bem que o público destes programas são pessoas mais velhas, sobretudo dos programas da RTP. Até podiam atualizar a informação, mas de meia em meia hora é demasiado.
Depois, foram buscar um comediante de segunda linha para estar constantemente no ar a mostrar o que é escrito pelo público através das redes sociais. Relembro que o canal rescindiu contratos com profissionais que estiveram no ar até há bem pouco tempo.
Salva-se a dupla de apresentadores. Tânia Ribas de Oliveira e João Baião rivalizam com Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira como a melhor dupla de apresentadores da atualidade.
Nas tardes, e mais uma vez, mudou-se para pior. Marta Leite Castro não é boa naquilo que faz. A dupla com José Carlos Malato é fraca e torna o programa enfadonho.
O estúdio é também ele um erro. Aponto o maior deles: existem televisões plasma colocadas à frente da cara do público (ao minuto 00:31 pode ver este pormenor ou nesta imagem). Quem vê de casa vê apenas as pernas e quem está presente em estúdio não vê nada, ou pelo menos é essa a ideia que dá. De resto, os conteúdos são os mesmos de sempre.
Esta nova RTP cheira a velho, sobretudo relativamente a esta nova versão dos talk-shows do canal. Com isto o canal do Estado, nestes dois primeiros dias de mudança, perdeu ainda mais audiência. Mudar é bom! Para pior é desnecessário!
Categorias: Tags:

Tenho 33 anos e sou formado em Comunicação e Jornalismo e atualmente sou Gestor de Qualidade.
Fiz um estágio no jornal “Diário de Notícias” e sou autor do site “A Caixa que já foi Mágica”. Neste site dedico-me à escrita de notícias relativas à televisão portuguesa, ao comentário televisivo e ainda a entrevistas.
Contacto.: tiagolourenco23@gmail.com
ÚLTIMOS ARTIGOS
3 de Dezembro, 2023
Opinião. Estará na hora da viragem para a SIC e TVI?
3 de Dezembro, 2023
Opinião. A outra Cristina
3 de Dezembro, 2023
SIC surpreende na escolha da vilã da sua próxima novela
27 de Novembro, 2023
‘Papel Principal’ não resiste e é cancelada pela SIC
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023
‘Dança com as Estrelas’ garante os dois primeiros concorrentes
3 de Dezembro, 2023
Opinião. Estará na hora da viragem para a SIC e TVI?
3 de Dezembro, 2023
Opinião. A outra Cristina
3 de Dezembro, 2023
SIC surpreende na escolha da vilã da sua próxima novela
27 de Novembro, 2023
‘Papel Principal’ não resiste e é cancelada pela SIC
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023