8 ou 80

A seleção nacional de futebol vai participar no Euro 2012. A 9 de junho joga-se o primeiro jogo com a Alemanha. Para as televisões portuguesas, os jogos são apenas uma pequena parte de tudo o que envolve a equipa portuguesa.

Histerismo é a palavra que melhor caracteriza tudo isto. Nos três principais canais portugueses, RTP, SIC e TVI, o que não faltam são reportagens, entrevistas, imagens exclusivas ou festas de despedida com jogadores, técnicos, ex-jogadores, ex-técnicos e comentadores.

Chega a ser tudo tão exagerado que passa a ideia de que os jogadores são soldados a caminho de uma guerra dependendo deles o futuro da nação. Felizmente não é assim!

É uma luta que se abre entre estações para mostrar quem consegue falar com os protagonistas, como se a vida dos portugueses dependesse disso.

Até agora, nenhum destes programas conseguiu uma audiência digna de registo. Ainda assim, continua a ser uma aposta, sobretudo da SIC e da RTP.

Tudo isto enjoa e é excessivo, mas os canais continuam sem querer perceber isso até porque, nas ações de rua, os portugueses continuam a comparecer em massa. Daqui a poucos dias, os problemas do país vão passar para segundo plano e a seleção será o assunto principal. No fundo, as televisões são um retrato do país: o Portugal do “8 ou 80”!

2 thoughts on “8 ou 80

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: