Revolução e polémica

A GFK mede, desde quarta-feira, a audiências televisivas em Portugal. A Marktest deixou de o fazer depois de muitos anos no ativo.

A polémica está instalada. RTP e TVI criticam a nova medição e a SIC não se opõe. Ao que tudo indica, o primeiro dia de medição espelha bem este cenário.

O canal de Carnaxide obteve os resultados de sempre, a TVI continuou em primeiro lugar mas com um resultado mais baixo e a RTP foi, de facto, a mais prejudicada. Desceu quase 7% em relação às antigas medições. Já os canais de cabo mantiveram-se líderes. Contudo, a novela da TVI continuou a ser a mais vista, ao contrário Telejornal do canal público que passou do mais para o menos visto.

Existe sempre uma dificuldade em aceitar a mudança e este é um desses casos. Mas, segundo várias notícias, existem razões para que exista desconfiança. Ainda assim, é preciso dar-se tempo ao novo sistema e é ainda mais necessário que não exista desconfiança.

Se a houver, o mercado televisivo, que já está em crise, pode ficar ainda pior e isso, obviamente, não é bom e pode mesmo ser irreversível.

Também é verdade que com estes novos resultados fica difícil perceber se andámos a ser enganados pela Marktest durante anos ou se a nova medição prejudica mesmo TVI e RTP.

Nunca se irá saber! Resta corrigir e aceitar a nova medição para bem das próprias televisões.

One thought on “Revolução e polémica

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: